A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realizou, nesta sexta-feira, 1º/8, a pavimentação de duas ladeiras do ramal Rio Branquinho, com aproximadamente 80 toneladas de massa asfáltica, comportadas em quatro caçambas. As máquinas chegam nesse trecho do quilômetro 67, na BR-174, para dar continuidade aos serviços e melhorar o escoamento dos produtos agrícolas da região.
“Dentre muitas prioridades, a pavimentação de ramais é uma das mais necessárias, e seguimos firmes em realizar a pavimentação desses ramais que tanto eram esquecidos em gestões passadas. Em quatro anos, asfaltamos 13 ramais, e hoje estamos trabalhando para aumentar esse número e garantir segurança e dignidade para essa parte da população, como determina o prefeito David Almeida”, disse o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
Foram despejadas 40 toneladas de asfalto em cada uma das ladeiras do ramal Rio Branquinho, que é um dos principais pontos de distribuição de produção agrícola da cidade de Manaus. O serviço se inicia com a terraplanagem, preparação da base com a imprimação, e em seguida, a aplicação do asfalto quente com a compactação da massa com o rolo compressor.
Agricultores que residem e produzem no ramal, comentam as dificuldades que existiam devido a falta da pavimentação das ladeiras, e agradecem o início dos trabalhos. ”Quando chove fica terrível, carros não sobem e nem descem, os produtos acabam estragando devido essa dificuldade, mas com os serviços, as coisas vão melhorar”, disse a produtora de pitaya e cupuaçu, Maria Laura Lobato, de 50 anos.
A pavimentação do ramal tem beneficiado inúmeros agricultores que necessitam da estrada para sustentar a cidade de Manaus, como é o caso do agricultor e avicultor, Elias Mota, de 73 anos. “Com a presença da prefeitura aqui no ramal, temos a garantia que nossos produtos serão escoados com segurança, o nosso acesso à estrada melhora, tudo fica ótimo”, comenta o produtor rural.
Entre os 13 ramais que receberam os serviços de infraestrutura estão os ramais Matrinxã, Cachoeira do Leão, Bom Jesus, entre outros. O objetivo é pavimentar ainda mais ramais na cidade de Manaus, para melhorar a qualidade de vida e produção agrícola das regiões.