Quatro importantes ramais da zona rural da cidade, nas rodovias BR-174 e AM-010, receberão serviços de pavimentação. As obras, executadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), irão impactar diretamente na renda das famílias produtoras e no impulsionamento da economia da zona rural.
A ação é resultado de uma emenda parlamentar do senador Eduardo Braga e representa um marco na mobilidade das comunidades atendidas, proporcionando tráfego seguro aos moradores e estudantes e, principalmente, o escoamento da produção rural, que depende diretamente de estradas em boas condições para chegar aos centros de distribuição e feiras da capital, como afirmou o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Wanderson Costa.
“Essa é uma área do setor de produção muito importante, aqui são escoados vários produtos que atendem o mercado local e as feiras da cidade, a merenda escolar. Então essa parceria é muito importante, porque sela o compromisso com a zona rural de Manaus”, disse o secretário.
De acordo com a gestora escolar, Maria do Perpétuo, um dos muitos benefícios do asfaltamento do ramal é o encurtamento de distâncias das residências para a escola, permitindo que o aluno faça o percurso em menos tempo.
“A dificuldade era grande, principalmente quando chovia, os alunos passavam quase uma hora para chegar até a escola, e agora com esse asfalto o tempo vai reduzir bastante e vai melhorar muito, tanto para a escola, quanto para comunidade também”.
Já o líder comunitário José de Oliveira, de 52 anos, declarou que a pavimentação das estradas proporcionará dignidade no ir e vir do produtor rural.
“Com o asfalto na nossa comunidade, teremos o direito de ir e vir e mais dignidade. Vai beneficiar os alunos e os produtores rurais, porque sem estrutura a gente não consegue escoar nossa produção, então é muito importante esse serviço para nós. Só temos a agradecer”, comemorou José.
O agricultor de pitaya Ivanildo Freitas, relembrou da perda de produtos no período chuvoso, e celebrou o início dos trabalhos de infraestrutura.
“Antes não tínhamos como escoar porque o ramal estava muito complicado e é triste ver nosso produto perdendo sua qualidade, não chegando onde a gente esperava que chegasse, mas agora com a chegada do asfalto, o nosso produto vai chegar da mesa do consumidor, um produto em boa forma. Somos gratos por esse trabalho”, agradeceu o agricultor.
A operação é coordenada por equipes técnicas da Seminf, com apoio de máquinas pesadas e planejamento estratégico para assegurar uma execução ágil, eficiente e com padrão de qualidade, levando infraestrutura digna a quem mais precisa.