Em parceria com a Bringel Medical e Biomecanica, ambas empresas do Grupo Bringel, o Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade de referência da saúde pública no Amazonas, teve 100% de aprovação no Exame Nacional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Pela segunda vez consecutiva, médicos residentes da FHAJ alcançaram a certificação que reconhece o conhecimento e a expertise na área.
Antes da prova realizada em Campinas, no interior de São Paulo, os profissionais de ortopedia do Estado que conquistaram o título da SBOT receberam qualificação da residência médica em ortopedia da FHAJ. Mas, no mês de setembro de 2024, a Bringel Medical proporcionou treinamento intensivo. A empresa, criada em 2010 para fornecer produtos ortopédicos, é responsável no Hospital Adriano Jorge pelo Treinamento Intensivo Pré-SBOT (TIPS), que disponibiliza um ambiente controlado e altamente tecnológico para o aprimoramento de habilidades clínicas e cirúrgicas.
O TIPS serve de preparação para o Teste de Elegibilidade para Ortopedia e Traumatologia, que é o exame aplicado pela SBOT, para obter o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT).
A Biomecanica também contribuiu para a aprovação no exame nacional dos quatro médicos residentes da FHAJ: Dara Lucia Chaves Lemos, Valbecia Tavares de Aguiar, Havers Guimarães Santos e Rafael Fernandes da Silva. A empresa oferece soluções para ortopedia e simulação cirúrgica e aliada com a Bringel Medical promove a capacitação de residentes, docentes e profissionais da saúde em diversas instituições públicas e privadas, com destaque na região Norte.
“Nós sempre acreditamos que transformar a ortopedia no Brasil exige mais do que tecnologia. Precisa de parceria, de gente comprometida. E foi isso que vivemos na FHAJ. Ver a própria instituição criar um preparatório para os residentes mostra o quanto levam a sério a formação médica, e para nós, da Biomecanica, foi uma honra fazer parte disso junto com a Bringel Medical. O resultado de 100% de aprovação pela SBOT mostra que essa colaboração dá certo, não só na prova, mas lá na ponta, no cuidado com o paciente. E é isso que move a gente”, disse a CEO da Biomecanica, Carol Pengo.
O exame obrigatório para ser membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) se divide em cinco etapas: prova escrita, prova oral, exame físico, habilidades básicas em cirurgia e apresentação de trabalho científico.
E após ser aprovado na prova da SBOT, Havers Santos continua atuando na FHAJ pelo Instituto Traumato-Ortopedia do Amazonas (Itoam), mas agora como médico especialista e preceptor. Ele destacou que a preparação pelo TIPS, organizado pela Bringel Medical e Biomecanica, foi crucial para testar a experiência adquirida na residência e ter mais segurança na realização do exame final.
“O TIPS é um momento único que nos mostra o nível do conhecimento para o TEOT e que valoriza o serviço que você teve na residência por três anos, adquirindo conhecimentos com os preceptores e tudo mais. Serve para balizar e medir o grau de conhecimento. E antes da prova, você já ajusta o que falta sobre os assuntos que precisa dar mais atenção e direcionar. Além de ser também uma simulação fiel em relação ao dia da prova [da SBOT]”, explicou o médico ortopedista Havers Guimarães Santos.
O diretor-presidente do Hospital Adriano Jorge, médico Ayllon Menezes, também afirmou que desde a implantação do TIPS na unidade de saúde os resultados da instituição estão sendo cada vez mais expressivos. Seis médicos ortopedistas da FHAJ já foram aprovados na prova da SBOT.
O Grupo Bringel é um conglomerado empresarial brasileiro com 43 anos de atuação e que oferece soluções integradas e inovadoras em diversas áreas como saúde, educação, meio ambiente, logística, agropecuária, construção civil, finanças e tecnologia.