Como parte da programação da campanha “Julho Amarelo”, os gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, estão participando da “Oficina de Implantação e Implementação da Linha de Cuidado do Manejo das Hepatites Virais”, que teve início na segunda-feira, 21/7, e segue até esta quinta-feira, 24/7, no auditório da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A capacitação, promovida pelo Ministério da Saúde, com apoio da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), tem o objetivo de fortalecer a rede de Atenção Primária à Saúde e garantir o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento oportuno das hepatites virais. A partir da captação, os gestores que atuam na prevenção e controle das hepatites virais poderão aprimorar o fluxo de atendimento em unidades dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste e Oeste gerenciados pela Semsa.
O curso inclui a abordagem sobre o enfrentamento, características, métodos diagnósticos, tratamento, prevenção e controle, além da vigilância epidemiológica das hepatites virais.
A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, IST e Hepatites Virais da Semsa, Antônia Thayná Silva, destaca que a formação é importante para que as estratégias para ampliação do diagnóstico e gestão da testagem rápida sejam fortalecidas.
“A oficina está abrangendo 12 municípios, dentre eles Manaus, que precisam criar uma linha de cuidados das hepatites virais. A Semsa está participando com cinco servidores que atuam na coordenação das ações relacionadas às hepatites, na área da assistência farmacêutica, de apoio diagnóstico e um médico. O treinamento é oportuno para avançarmos ainda mais na formulação de pontos de atenção à saúde, que permitam a continuidade dos cuidados”, explica Thayná.
A programação que está sendo desenvolvida por profissionais do Ministério da Saúde aborda a estruturação de fluxos de atendimento, a importância da relação interinstitucional e a importância da rede de atenção primária no diagnóstico e tratamento das hepatites virais.