A Prefeitura de Manaus convoca 13 bolsistas do “Mais Médicos para o Brasil” (PMMB), selecionados no 41º ciclo do projeto federal e alocados para atuação no município, para apresentação na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os profissionais devem comparecer na sede da pasta, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, até o dia 10 de julho, para procedimentos pré-admissionais e checagem de pré-requisitos.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, ressalta que os novos bolsistas deverão compor as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Semsa, contribuindo para ampliar e aprimorar a assistência e a oferta de serviços à população nas unidades da rede municipal de Atenção Primária à Saúde (APS).
“Com a integração desses profissionais nas nossas unidades, vamos reforçar as equipes que atuam na prevenção de doenças e na promoção da saúde”, afirma a secretária.
Atualmente, informa Shádia, a Semsa conta com 254 médicos oriundos do “Mais Médicos” em serviço nas unidades de saúde, 234 dos quais selecionados em ciclos recentes do projeto federal e outros 20 de ciclos anteriores, recontratados a partir de 2023.
O edital de convocação consta na edição de nº 6.099 do Diário Oficial do Município (DOM), de sexta-feira, 27/6. A publicação está disponível para consulta no site www.manaus.am.gov.br/semsa, com acesso pelo menu “Principal”, item “Concursos”.
O novo chamado compreende médicos formados em instituições de educação superior do Brasil ou com diploma de instituição estrangeira revalidado no país, e com registro ativo junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Os profissionais foram selecionados por meio do Edital nº 7/2025, do Ministério da Saúde, para provimento de médicos bolsistas em equipes de Saúde da Família (eSF) e Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), por meio do PMMB.
Procedimentos
Conforme o edital, os convocados devem, inicialmente, confirmar o interesse na vaga por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), do Ministério da Saúde.
Em seguida, os bolsistas devem efetuar o cadastro dos documentos requeridos para homologação da adesão ao PMMB. A relação de itens consta no anexo único do edital e inclui, entre outros, documento oficial de identidade; CPF; inscrição no PIS ou Pasep; termo de Adesão e Compromisso, devidamente assinado, em duas vias; diploma de graduação em Medicina; registro profissional emitido pelo CRM, com o pedido respectivo de transferência para o Estado do Amazonas.
Após o cadastro da documentação on-line, os profissionais chamados devem se dirigir, munidos de documento oficial de identidade e CPF, à sala de posse na sede da Semsa Manaus, com acesso pela avenida Maceió, 160, bairro Adrianópolis. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 12h, em horário local.
A Semsa assinala que a entrega dos documentos deverá ser realizada pelo médico participante, de forma presencial, não sendo admitida a entrega por procurador ou representante.