A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 34ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro (a 88 quilômetros da capital), apresentou, nesta quarta-feira (30/07), a prisão em flagrante de Eden Paulo Oliveira Doci, de 44 anos, pelo homicídio qualificado de Mailson Lima Freire, de 51 anos. O crime aconteceu na comunidade Anveres, zona rural do município.
Segundo o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), a população de Careiro Castanho pode sempre contar com o trabalho da polícia civil, especialmente por meio da 34ª DIP, que tem se empenhado em reduzir a criminalidade local. Sendo este mais um exemplo de atuação no combate à violência, especialmente diante de um crime brutal motivado por uma razão banal.
“A ação é apenas uma das frentes em que estamos atuando no interior do Estado, especialmente em Careiro. Destaco também os resultados significativos no combate ao abuso sexual infantil e em crimes relacionados à violência contra a mulher, que são reflexo da confiança da população em registrar denúncias”, afirmou Paulo Mavignier.
De acordo com o delegado David Jordão, da 34ª DIP, a prisão de Eden Paulo se deu após denúncia feita pelo primo da vítima. O qual informou que encontrou Mailson caído em uma rede, com perfurações no pescoço, tórax e peito, causadas por um punhal encontrado próximo ao corpo.
“O caso gerou grande repercussão na comunidade, especialmente porque Mailson havia dado abrigo a Eden Paulo nos últimos três meses. O autor do crime, conhecido por pedir dinheiro para consumo de drogas, foi expulso da residência após constantes conflitos. A vítima, cansada da situação, deu um ultimato a Eden, dizendo que ele não poderia mais ficar em sua casa, ocasionando uma discussão”, afirmou o delegado.
David Jordão disse que após isso, Eden Paulo, aproveitando que a vítima dormia, sacou um punhal e desferiu diversos golpes, causando sua morte. Em seguida, ele tentou fugir em uma canoa, mas foi capturado pela população, que o amarrou e acionou a polícia, resultando na prisão poucos minutos após o crime, que aconteceu no domingo (27/07).
“Agradecemos à população de Careiro Castanho, que não hesitou em entrar em contato conosco e depositou total confiança em nosso trabalho”, concluiu o delegado.
Procedimentos
Eden Paulo Oliveira Doci responderá por homicídio qualificado por motivo fútil e está à disposição da Justiça.