A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) apresentou, nesta segunda-feira (28/07), o resultado de duas ações policiais da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) que resultaram nas prisões de dois homens investigados por estupro de vulnerável de uma adolescente e descumprimento de medida protetiva contra a ex-companheira.
O delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), destacou que as prisões realizadas pela DEP de Manacapuru evidenciam a atuação eficaz da equipe policial no enfrentamento aos crimes contra mulheres e adolescentes.
“Essas prisões refletem o nosso compromisso em proteger as vítimas e combater com rigor os crimes contra a dignidade e a integridade dos mais vulneráveis. Continuaremos atuando de forma firme para garantir que a Lei seja cumprida e que os direitos das vítimas sejam respeitados”, ressaltou o delegado.
Conforme a delegada Joyce Coelho, titular da unidade policial, o primeiro caso se trata da prisão de prisão de um homem, de 19 anos, por estupro de vulnerável contra uma adolescente de 13 anos.
“Em depoimento, a vítima contou que conheceu o autor por rede social e, em um determinado dia, ele foi até a casa dela, aproveitando-se da ausência dos pais da adolescente, e forçou a conjunção carnal, mediante força física e ameaças”, disse a delegada.
Segundo a delegada, a adolescente relatou que o abuso sexual foi praticado mais duas vezes, da mesma forma, até que ela resolveu denunciar o indivíduo. A vítima contou que estava sendo manipulada pelo infrator, para que ela tivesse pena e não o denunciasse.
“Após o início das investigações, o indivíduo foi notificado a comparecer na delegacia para ser ouvido e, neste dia, abordou a vítima em via pública e a ameaçou de morte caso ela não retirasse a denúncia”, falou a delegada.
Ainda de acordo com a delegada, após o fato, a adolescente retornou à delegacia e comunicou às autoridades o que teria acontecido. Ela estava bastante abalada psicologicamente e foi constatado que ela estava praticando automutilação.
“De imediato, foi representada pela prisão preventiva do autor e o mandado foi cumprido na sexta-feira (25/07), no bairro São José, em Manacapuru”, mencionou a delegada.
Caso 2
No mesmo dia, a equipe policial da DEP de Manacapuru efetuou a prisão de um homem, de 40 anos, por descumprimento de medida protetiva contra a ex-companheira, de 37 anos.
“As investigações iniciaram quando a vítima compareceu à delegacia informando que, na madrugada do dia 17 de julho, o autor violou a medida protetiva decretada pela Justiça no momento em que invadiu a sua residência. Ela contou que ele chutou a porta do imóvel para forçar a entrada, a deixando em pânico”, explicou a titular da DEP.
Segundo a delegada, na ocasião, o homem também cortou o fio de energia e de internet para que ela ficasse incomunicável, sem ter como acionar a polícia.
“Todavia, para despistar o indivíduo, a mulher alegou a ele que teria chamado a polícia e o autor fugiu do local. Depois disso, ele permaneceu enviando mensagens para a ex-companheira com tons de ameaça e xingamentos”, contou a delegada.
Conforme a delegada, o homem já havia sido preso por lesão corporal e ameaça contra a ex-companheira, motivo pelo qual a medida protetiva foi solicitada.
“Diante da gravidade dos fatos, foi solicitada à Justiça a prisão preventiva do autor. Ele foi preso no bairro São Francisco, no município”, finalizou o delegado.
Procedimentos
Os autores responderão por estupro de vulnerável e descumprimento de medida protetiva e estão à disposição da Justiça.