A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 59ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus), prendeu em flagrante, no domingo (03/08), um homem, de 33 anos, com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), pelos crimes de dano patrimonial e ameaça contra sua ex-companheira, de 28 anos. A prisão foi efetuada no bairro Centro, no município, no âmbito da Operação Shamar, que visa intensificar ações ostensivas, repressivas e preventivas no combate à violência contra a mulher.
A Operação Shamar é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e será realizada durante todo o mês de agosto.
De acordo com o delegado Jandervan Rocha, da 59ª DIP, a equipe policial foi acionada para averiguar uma denúncia de possível agressão no contexto de violência doméstica.
“Quando chegamos ao local, encontramos o autor em estado de extrema agressividade, ameaçando sua ex-companheira e destruindo diversos objetos da residência”, explicou o delegado.
No momento da chegada dos policiais, o filho do casal, de apenas 15 anos, tentava conter o pai em uma tentativa desesperada de impedir que ele agredisse a mãe e continuasse quebrando os objetos do imóvel.
“Mesmo após a prisão, o autor continuou proferindo ameaças, afirmando que mataria a ex-companheira assim que fosse solto”, relatou Rocha.
O delegado também destacou que as ações da Operação Shamar, realizadas ao longo do mês de agosto, reafirmam o compromisso das forças de segurança no enfrentamento à violência doméstica e familiar, especialmente em municípios do interior.
“Japurá não é terra sem lei. Estamos presentes, atuando e prontos para proteger nossas famílias. Quem comete esse tipo de crime será responsabilizado. A população pode e deve contar com a Polícia Civil para denunciar e buscar proteção”, concluiu.
O homem foi autuado em flagrante por dano patrimonial e ameaça, ambos no contexto da violência doméstica. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.