Operação Impacto: Forças de Segurança reforçam combate à criminalidade em Coari

Durante primeiro dia da ação, três homens foram presos, armas e dinheiro foram apreendidos

Fotos: Victor Levy/SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) de forma conjunta com a Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP) e o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deflagraram, nesta sexta-feira (01/09), a Operação Impacto em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Durante a ação, três pessoas foram presas, três armas de fogo foram apreendidas, além da apreensão de R$4,7 mil em espécie e dois veículos.

A ação foi acompanhada pelo secretário da SSP-AM, Vinicius Almeida. O titular da pasta informou que a Operação Impacto chegou com reforço de mais policiais, além de todo aparato tecnológico já empregado na ação, que já passou por outras  cidades do Alto e Médio Amazonas.

“Nós não vamos parar. A ação de hoje, na verdade, ela vem para apoiar o município, mas o trabalho que vem sendo feito aqui já está gerando resultados. Por exemplo, até o dia de hoje, nós estamos com uma taxa de redução de homicídios aqui no município de 30%. E isso vai melhorando a sensação de segurança, trazendo mais tranquilidade para a população”, pontuou o secretário.

 

Operações

O delegado titular da Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP), José Barradas informou que a operação chega para fortalecer as ações de segurança que já estavam sendo realizadas. Ele lembrou que essa é a segunda grande operação desencadeada no município e que tem como resultado a desarticulação de grupos envolvidos em diversos crimes na cidade.

“Aqui, a gente já vinha investigando vários crimes e, hoje, foram cumpridos vários mandados de prisão, mandados de busca e apreensão, mandados de prisão, em que os alvos são de organizações criminosas que agiam no município. Foram mais de 20 mandados de prisão, entre eles homicídios, foram três presos nessa operação e várias armas apreendidas.”

Outro homem de 36 anos foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Além da arma encontrada pelo suspeito, durante o cumprimento das ordens foram apreendidas, ainda, outras duas armas de fogo longas com munições.

O comandante do 5º BPM, tenente-coronel Pedro Moreira, disse que o primeiro dia da operação foi exitoso e mostrou que as Forças de Segurança seguem atuando de forma bem sucedida para garantir mais segurança para a população.

“Foram utilizadas as equipes de policiais militares do 1° Batalhão da Força Tática, 2° Batalhão do Choque e da Rocam, além do efetivo do 5º Batalhão de Coari. Eles conseguiram fazer a apreensão de armas de fogo, de munições, e também fazer a prisão de pelo menos três infratores”, destacou o comandante.

 

Ação Impacto educativa

Ainda  na noite de quinta-feira (31/07), a Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) em apoio do 5º BPM realizou uma ação educativa em conjunto com o Departamento de Trânsito Estadual (Detran-AM). Durante a ação, dezenas de motociclistas foram abordados e tiveram os veículos checados para dar cumprimento a legislação de trânsito. A iniciativa busca incentivar a população de Coari a conduzir os veículos dentro do exigido pela legislação de trânsito.

Além das ações educativas, a operação conta, ainda, com câmera do Sistema Paredão e também com a tecnologia do Programa RecuperaFone para coibir os crimes de roubo e furto de veículos e celulares.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui