Pelo menos 34 pessoas morreram depois que uma tempestade repentina fez com que um barco turístico virasse no Vietnã no sábado, de acordo com relatos locais.
O navio, chamado Wonder Seas, transportava 48 passageiros e cinco tripulantes durante uma excursão turística pela Baía de Ha Long, um destino popular para visitantes, de acordo com relatos citados pela Associated Press.

Equipes de resgate salvaram 11 pessoas e recuperaram os mortos perto do local do naufrágio, informou o jornal VNExpress. Equipes de busca estão procurando freneticamente pelas vítimas desaparecidas do desastre .
Imagens de vídeo mostram dois sobreviventes exasperados sendo resgatados em um barco menor enquanto águas agitadas balançam a embarcação de um lado para o outro, ilustrando as condições difíceis no mar.
As imagens também mostram várias pessoas em pé no casco do barco Wonder Sea que virou, esperando para serem resgatadas.
O barco virou de cabeça para baixo devido aos fortes ventos, informou o jornal. Um adolescente de 14 anos estava entre os sobreviventes e foi resgatado quatro horas depois de ficar preso no casco virado.
“Embora o navio tenha virado e o compartimento de passageiros tenha sido trancado, ainda havia um espaço de cerca de 50 a 60 cm [20 a 24 polegadas], o suficiente para a entrada de oxigênio, então o bebê ainda estava vivo”, disse Bui Cong Hoan, vice-diretor da Associação de Cruzeiros de Ha Long , à VNExpress .
“Os socorristas então quebraram a janela e colocaram a vítima em um barco de resgate.”
O diretor do hospital, Le Ngoc Dung, disse que um menino de 10 anos também estava entre os salvos e está atualmente em condição estável no Hospital Bai Chay, de acordo com o veículo.
Um grupo de 15 mergulhadores entrou no mar para procurar vítimas e sobreviventes.
Uma testemunha ocular disse à agência de notícias AFP que o céu escureceu por volta das 14h, horário local, no sábado.
Houve “pedras de granizo do tamanho de dedos dos pés com chuva torrencial, tempestade e relâmpagos”, disse ele, segundo a BBC .
Não parece haver americanos a bordo. O Departamento de Estado informou à Fox News Digital que está ciente do incidente e trabalhando para determinar se algum cidadão americano foi afetado. A agência afirmou estar pronta para fornecer assistência consular, se necessário.
A Baía de Ha Long está localizada na província de Quang Ninh, no norte do Vietnã, e é um dos marcos naturais mais emblemáticos do país, com mais de 1.600 ilhas e ilhotas de calcário. “Ha Long” significa “Dragão Descendente”, e o folclore local diz que as ilhas foram formadas pela queda da cauda de um dragão no mar.
A Associated Press contribuiu para esta reportagem.
Michael Dorgan é redator da Fox News Digital e da Fox Business.
Foto: Sobreviventes do barco que virou no Vietnã foram resgatados no sábado. (Associated Press)