A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição 125/11, que trata do adiamento das eleições em datas próximas a feriados, aprovou nesta segunda-feira (9) o relatório da deputada Renata Abreu. O texto original sofreu uma série de modificações ao longo de sua tramitação e propõe a alteração de uma série de dispositivos da legislação eleitoral.
O texto-base foi aprovado por 22 votos a 11. Na votação dos destaques, os deputados concordaram com um destaque do PCdoB que retira do texto a previsão do chamado distritão misto nas eleições seguintes para deputados federais, estaduais e vereadores. Nesse sistema, não há a necessidade de delimitar distritos eleitorais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A própria unidade da Federação seria o distrito eleitoral.
Mas parece que a votação trouxe irritação a ala comunista, isso porque seu líder Orlando Silva votou a favor da pauta. Os comunistas fazem uma série de ponderações e se revoltam no twitter, veja;
O PCdoB acabou! Acabou de votar a favor do Distritão, mentindo dizendo que assim serão eleitas mais mulheres e pessoas negras. É mentira! O voto deles eles venderam pra poderem aprovar a federação partidária, aprovada no semestre passado! #DistritãoNão
— militante cansado (@pinkbloc_) August 10, 2021
O voto favorável do @orlandosilva à PEC do Distritão é um tapa na cara da democracia e dos seus eleitores. Demonstrou que pro deputado, os interesses do PCdoB são maiores que a democracia.
Espero que o partido mude sua posição no plenário e passe a ser contra esse retrocesso.
— Bruno Braga (@brunobbragac) August 10, 2021
https://twitter.com/seguezaqueu/status/1425021280231870470?s=20
É inacreditável que o PCdoB tá encaminhando SIM para o distritão, simplesmente o pior sistema eleitoral do mundo, segundo todos os cientistas políticas importantes
— Arthur Santos Lira (@arthurrslira) August 10, 2021
O PCdoB votou a favor da mudança do sistema eleitoral proporcional para o sistema eleitoral Distritão. Daqui a pouco chega a turma da realpolitik defendendo o indefensável.
— Wescrey (@Wescrey) August 10, 2021
Minha nossa!!! A Comissão Especial acabou de aprovar, agora na Câmara dos Deputados, o tal do “distritão”, que dificulta muito a enterada de mulheres, negros, indígenas e LGBTs na política. O PSB e o PCdoB votaram a favor!!!
— Lana de Holanda 🌳 (@lanadeholanda) August 10, 2021