Apoiadores e políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro participaram neste domingo, 3 de agosto, de atos em várias cidades do Brasil, incluindo Rio de Janeiro (na orla de Copacabana), São Paulo, Manaus e diversas localidades em Minas Gerais. Em São Paulo, o evento na Avenida Paulista foi organizado pelo Pastor Silas Malafaia e nomeado “Reaja Brasil”.
Flopou a macumba da @alcione_marrom. Te lasca pra lá feiticeira.#direita #ForaMoraes #AnistiaJá #brasil pic.twitter.com/UbmPbQnOs7
— Portal Chumbo Grosso (@ChumboGrossoM) August 3, 2025
Durante os protestos, manifestantes pediram a anistia para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro em Brasília, evento que é considerado o maior atentado às instituições da República desde a redemocratização do país. Gritos de “Fora Lula” e “Fora Moraes” também foram entoados, direcionados ao presidente da República e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Fábio Vieira/Metrópoles
Um ponto de destaque nas manifestações foi a referência à recente Lei Magnitsky imposta a Moraes pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Essa lei é utilizada para aplicar sanções a estrangeiros. Além disso, observou-se a presença de bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos, o que levanta questões sobre a influência externa. Donald Trump afirmou que os EUA impuseram tarifas de 50% às exportações brasileiras em uma tentativa de interferir no Judiciário brasileiro.
Fábio Vieira/Metrópoles
Vale ressaltar que os atos ocorreram sem a presença de Jair Bolsonaro (PL), devido a determinações de medidas cautelares do Supremo Tribunal Federal (STF).
Salvador
Curitiba