
O médico da Califórnia acusado de tentar matar sua família ao dirigir seu Tesla de um penhasco sofreu um transtorno depressivo grave e características psicóticas no dia do acidente de 2023, de acordo com um psicólogo que testemunhou em uma audiência na quarta-feira.
Dharmesh Patel, um radiologista de 43 anos de Pasadena, estava ouvindo passos e tendo delírios decorrentes das principais manchetes na época em que seu Tesla caiu de um penhasco enquanto dirigia em uma rodovia da Califórnia em janeiro de 2023 com sua esposa e seus dois filhos – um menino de 4 anos e uma menina de 7 – dentro do carro, disse o psicólogo Mark Patterson, de acordo com o Orange County Register.
Os delírios de Patel foram motivados pela guerra na Ucrânia e pela crescente crise do fentanil nos EUA, disse Patterson. A maior ilusão de Patel, segundo o psicólogo, era o medo de que seus filhos pudessem ser sequestrados e molestados, o que parecia de alguma forma relacionado às suas preocupações com Jeffrey Epstein, o rico financista acusado de operar uma rede de tráfico sexual.

Patterson testemunhou na audiência que Patel é um bom candidato para um programa de desvio de saúde mental, uma vez que mostrou grande progresso no ano passado e apresentava baixo risco de prejudicar outras pessoas.
“Eu o vejo como alguém muito motivado e receptivo ao tratamento”, disse a psicóloga, segundo o jornal. Patterson acrescentou acreditar que Patel “tem uma boa capacidade” para responder ao tratamento.
Patterson disse que obteve seu diagnóstico depois de realizar uma série de 18 testes e conversar com Patel e seus irmãos.
Se um juiz atender ao pedido, Patel participaria do programa em vez de enfrentar julgamento sob a acusação de tentativa de homicídio em primeiro grau, depois que os promotores disseram que Patel dirigiu intencionalmente seu carro de um penhasco de 250 pés com sua família dentro.

A esposa de Patel e a filha de 7 anos sofreram ferimentos graves no acidente, enquanto seu filho de 4 anos foi retirado dos destroços sem ferimentos físicos, disseram as autoridades na época.
Patel inicialmente alegou que saiu da estrada para verificar um pneu furado, de acordo com um depoimento.
Mais tarde, ele foi acusado de três acusações de tentativa de homicídio em primeiro grau. Ele se declarou inocente de todas as acusações e está detido sem fiança na Cadeia do Condado de San Mateo.
O tratamento potencial de Patel seria supervisionado por James Armontrout, um clínico psiquiátrico de Stanford, e consistiria em tratamento ambulatorial, incluindo terapia, bem como reuniões com Armontrout e um psicoterapeuta, informou o Register.
Os promotores se opuseram ao pedido nos autos e deverão começar a convocar testemunhas para depor em 2 de maio.