Grávida, tubarão fêmea rara é achada morta com 7 filhotes nas Filipinas

O primeiro registro de tubarão-boca-grande grávida no mundo ocorreu nas Filipinas — Foto: Marine Wildlife Watch of the Philippines/Facebook/Reprodução

Pela primeira vez em todo o mundo, pesquisadores registraram o aparecimento de uma fêmea de tubarão-boca-grande grávida. O animal raro de nome científico Megachasma pelagios foi encontrado encalhado e morto com seus 7 filhotes na cidade de Dipaculao, Aurora, nas Filipinas, em 14 de novembro.

Tubarão fêmea morta com seus 7 filhotes na Filipinas — Foto: National Museum of the Philippines/Reprodução/Facebook

O acontecimento foi compartilhado pela organização Marine Wildlife Watch das Filipinas (MWWP) e pelo Museu Nacional do país asiático no último dia 1º de dezembro no Facebook. “A tubarão tinha 5,6 metros de comprimento e estava grávida de 7 filhotes”, diz a postagem.

Segundo a publicação, uma necropsia foi realizada na mãe tubarão-boca-grande e em um de seus filhotes pela veterinária Princess Ann Tayag, com supervisão do Dr. AA Yaptinchay, da MWWP, via chamada de vídeo de Manila. Em seguida, os tubarões foram enterrados.

Enquanto isso, os outros 6 filhotes de tubarão foram transportados para o Museu Nacional das Filipinas para uma “examinação e processamento mais detalhados”. O processo foi liderado por Yaptinchay e Elson Aca, ambos da MWWP e do Comitê Filipino da Lista Vermelha Aquática (PARLC). O trabalho teve apoio da equipe da Divisão de Zoologia do museu, voluntários da MWWP e da clínica animal Beterinaryo sa Fort.

As amostras dos animais da espécie rara de tubarão serão preservadas para futuras pesquisas. As coletas também farão parte das coleções de referência do museu filipino e de futuras exposições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui