Governo do Amazonas destaca apoio aos estudantes da rede estadual que vão competir em Olimpíada de Matemática no Japão

Comitiva com 19 alunos do CMPM 5 e CMPM 2 viaja para Tóquio com apoio do Governo do Amazonas

Foto: Diego Peres / Secom

O governador Wilson Lima destacou o apoio do Governo do Amazonas aos estudantes da rede estadual de ensino que irão representar o estado na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), em Tóquio, no Japão, entre os dias 2 e 6 de agosto. A comitiva amazonense será formada por 19 alunos e seis professores das escolas da Polícia Militar, Escola Estadual Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPM 5) e Centro Educacional de Tempo Integral Marcantonio Vilaça 2 (CMPM 2), que integram a delegação brasileira na competição internacional.

“O que vocês estão fazendo hoje é para a vida de vocês. Talvez ainda não tenham consciência disso, mas no futuro vão perceber o quanto essa oportunidade foi importante. Só o fato de embarcarem para competir com estudantes do mundo todo já nos enche de orgulho”, afirmou o governador Wilson Lima.

Com o apoio do Estado, foram garantidas as passagens aéreas dos alunos e o custeio das passagens e diárias dos professores responsáveis, que acompanharão os estudantes durante a viagem. A delegação conta com 11 alunos e três professores do CMPM 5, além de oito alunos e três professores do CMPM 2. A presença dos estudantes na AIMO reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a valorização da educação pública e a formação de jovens talentos.

A Asia International Mathematical Olympiad é uma iniciativa conjunta de três das principais instituições internacionais dedicadas ao ensino da matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, The China Education Research Association e The Hong Kong Mathematical Olympiad Association. A competição é realizada anualmente, desde 2012, e reúne mais de 2 mil estudantes de 20 países, do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas.

O objetivo da AIMO é estimular o interesse e o aprendizado da matemática, promovendo, ao mesmo tempo, amizade e cooperação entre adolescentes de diferentes países e regiões. Os alunos foram selecionados após bom desempenho no exame nacional de seleção da AIMO e na International Talent Mathematics Contest (ITMC), realizada em fevereiro deste ano, em Bangkok, na Tailândia. Na ocasião, sete alunos receberam medalhas e outros cinco foram agraciados com Menção Honrosa. Parte desses estudantes foi recebida pelo governador Wilson Lima antes da viagem à Tailândia.

A aluna Beatriz Pizzinato, de 16 anos, estudante do CMPM 5, expressou sua emoção em participar da disputa internacional. “É um sentimento transformador. Nunca imaginei que faria uma viagem internacional e, agora, estou indo representar minha escola e meus amigos. Quero voltar com medalha, não só por mim, mas por todos nós que lutamos juntos para chegar aqui”, afirmou.

Segundo o professor Thiago Lacerda, do CMPM II, a equipe está intensificando a preparação. “Estamos promovendo oficinas de adiantamento de conteúdo, com foco em resolução de provas dissertativas em inglês. A responsabilidade de representar nossa escola, o estado e o país é enorme, mas os alunos estão motivados e conscientes da importância dessa oportunidade. O apoio do governo tem sido fundamental para tornar isso possível”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui