Na manhã desta terça-feira (4), a vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputada Alessandra Campêlo (MDB), participou da inauguração da Base Fluvial Arpão. Representando a Casa Legislativa, ela destacou a importância da embarcação no combate ao crime no interior do Estado.
Com capacidade para comportar cerca de 60 pessoas, a Base Arpão vai ficar ancorada entre os municípios de Coari e Tefé, e será responsável por uma série de ações de combate ao narcotráfico, à pirataria e aos crimes ambientais. A base atende a uma reivindicação da população do Médio Solimões, especialmente de Coari, que desde 2015 relata o avanço desses crimes na região.
“A base vai abrigar tropas estaduais e federais e funcionará em parceria com o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras (VIGIA), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Essa região faz parte da rota do tráfico de drogas e muitos crimes ambientais também são cometidos ali. Com a base, o objetivo é diminuir e até mesmo inibir a prática desses crimes”, explicou.
Durante seu pronunciamento, a parlamentar lamentou a morte de dois policiais militares, cabo Márcio Souza e sargento Wagner Souza, ocorridas na noite de ontem (3), no município de Nova Olinda do Norte, entre as regiões dos rios Abacaxis e Paraconi, durante operação de combate ao tráfico de drogas. Houve, ainda, a tentativa de homicídio de outros dois policiais.
“A resposta para esse crime bárbaro será à altura. Dois policiais morreram no exercício de suas profissões de combater o crime e defender a população. Foram alvejados por bandidos com armamentos pesados. O narcotráfico e a pirataria são crimes que assolam nosso estado, mas não daremos paz a esses bandidos”, disse.
A parlamentar acrescentou que a inauguração dessa base é resultado da união de diversos agentes públicos e vai contribuir na resposta ao crime organizado. Ela frisou, ainda, que a Aleam está à disposição do Governo do Estado e Governo Federal no que diz respeito a contribuir com o trabalho das forças de segurança.
“A região onde os policiais foram atacados faz parte de uma rota do tráfico de drogas e uma área onde se cometem muitos crimes ambientais. O que aconteceu nos entristece, mas também nos motiva a combater o crime de forma mais contundente. Nossos homens e mulheres das forças de segurança não se curvam para o crime organizado. Nós, parlamentares, estamos à disposição no que for necessário para contribuir com as forças de segurança”, afirmou.
Agosto Lilás
Presidente da Comissão da Mulher da Aleam, Alessandra Campêlo destacou a campanha Agosto Lilás, que teve início no último sábado (1) e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha. A campanha foi instituída a partir da Lei Estadual n° 4.869, de autoria da parlamentar.
“Desde 2015, nosso mandato tem o compromisso de defender políticas públicas e lutar pela melhoria de vida para todas as mulheres do Amazonas. Precisamos cada vez mais de apoio ao combate à violência doméstica e contra a mulher. Essa é uma luta de todos nós”, completou.
Assessoria da deputada Alessandra Campêlo – MDB
Jornalista Ana Luiza Santos