Coletivos de bois-bumbás de Parintins e do Médio Amazonas são reconhecidos como Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A participação significativa do município no “Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins”, foi enaltecida pela secretária de cultura Rozenilce Santos, que destacou o protagonismo da gestão do prefeito de Parintins Mateus Assayag, em apoiar, valorizar e mostrar a força das manifestações culturais.
A titulação de “Patrimônio Cultural” aos sete bois-bumbás presentes no município pelo IPHAN foi um dos marcos do 58° Festival Folclórico de Parintins. O ato foi realizado no Auditório do Centro de Cultura e Memória de Parintins, no dia 28 de junho, num encontro marcante que fez questão de engrandecer região.
No total, onze bois foram agraciados. De Parintins, receberam a honraria os bois mirins Mineirinho, Tupi e Estrelinha; Touro Branco e Espalha Emoção do Mocambo; bois Boiola e Rasgadinho. Do município de Nhamundá, receberam a titulação os bois Filandinho, Mestrinho, Vitorioso e Estradinha.
A inciativa contou com a presença do presidente do IPHAN, Leandro Grass, da superintendente do IPHAN no Amazonas, Beatriz Calheiro, da secretária municipal de cultura de Parintins, Rozenilce Santos, da presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, e do presidente do Fórum dos Secretários Municipais de Cultura do Amazonas, Maick Soares.
Na ocasião, o presidente do IPHAN, Leandro Grass, comentou sobre a valorização das artes e movimentos culturais do Brasil. “O trabalho que vocês estão fazendo é a base da cultura. Não existe cultura só pelo ministério ou o governo estatal, se não tiver a cultura ali, firme e forte, fazendo as costuras, os tecidos que fazem a cultura viver”, destaca.
O representante do boi Boiola, Frank Freitas, diz que foi um momento especial de reconhecimento. “Eu fico muito feliz, não só por mim, mas pela família Gonzaga, pela família do nosso fundador, Tarcísio Gonzaga, que criou boi Boiola, que Infelizmente partiu recentemente, mas que deixou um legado de alegria, arte e diversidade. Tarcísio lutou por igualdade e contra a homofobia, e o boi Boiola continua seu legado, fazendo história”, resumiu.
“Esse reconhecimento é muito importante, uma vez que o boi bumbá, principalmente no nosso município, ele dita a nossa economia, o turismo na nossa cidade. Nós sabemos que Garantido e Caprichoso são duas potências hoje, não só para o município de Parintins, mas para todo o nosso estado do Amazonas e que há exemplo disso, pessoas do mundo inteiro estiveram aqui no último final de semana do mês de junho, vivendo esse grande espetáculo que Parintins promove”, explicou Rozenilce Santos.
“Só temos a agradecer o Ministério da Cultura, o Governo Federal, o presidente Lula e também o Governo do Estado que nessa edição do festival foi parceiro da Prefeitura Municipal de Parintins, realizando o maior festival que foi um sucesso e bateu recordes de visitantes, de turistas, em que muitas pessoas do meio econômico se beneficiaram”, finaliza Rozenilce Santos.
Texto: Jailson Amazonas – SECOM
Fotos: SEMCULT
E-mail: comunicacao@parintins.am.gov.br
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)