Prefeitura de Manaus realiza 13ª Feira de Ciências em escola da zona Norte

Fotos - Divulgação Semed

Com muita cor, diversão e saber amazônico, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 18/7, a 13ª Feira de Ciências do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Irmã Evelina Trindade, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte da capital. Com o tema “O Encontro das Águas: das lendas à ciência amazônica”, o evento mobilizou cerca de 350 alunos, educadores e famílias, promovendo uma imersão no conhecimento regional por meio da ciência e da ludicidade.

A feira, que já é tradição no calendário da unidade, apresentou projetos desenvolvidos ao longo do ano pelas crianças da educação infantil, com base na cultura local, frutas da região, ecossistemas e o autismo. Durante a programação, os alunos da Educação Infantil foram os grandes destaques com suas apresentações, demonstrando todo o conhecimento adquirido sobre a natureza e a preservação do meio ambiente.

Edilena Silva, de 5 anos, estudante do 2º período, se mostrou empolgada com a experiência de participar da feira na escola. “Hoje, eu falei um pouco sobre a natureza, os cuidados com os animais e com o nosso planeta. Não pode jogar lixo no rio, nem na rua, nem no nosso planeta”, disse Edilena.

Na ocasião, a gestora Vânia Santos destacou que a 13ª Feira de Ciências vai além de uma simples exposição. “Ela representa o resultado de um trabalho contínuo, que valoriza a escuta atenta das crianças, sua capacidade de observar, levantar hipóteses e experimentar. Aqui, elas são verdadeiras protagonistas do processo de aprendizagem”, afirmou Vânia.

Para a professora Aldilza Viana, que leciona para a turma do 1º período, é fundamental abordar o tema do autismo e da seletividade alimentar desde as fases iniciais da educação infantil.

“Tivemos, ao longo da semana, uma apresentação na qual os alunos conheceram um salgadinho saudável que puderam levar para mostrar aos pais. Além disso, eles aprenderam sobre a importância de manter uma alimentação equilibrada, reduzindo o consumo de alimentos industrializados e aumentando a ingestão de alimentos ricos em nutrientes”, contou Aldilza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui