
O ex-deputado federal americano George Santos, filho de brasileiros, publicou uma mensagem de despedida em suas redes sociais na noite de quinta-feira, 24 de julho, horas antes de se apresentar à custódia federal para cumprir pena por fraude e roubo de identidade.
Em um tom irônico e teatral, Santos escreveu no X (antigo Twitter): “Bem, queridos… A cortina cai, os holofotes diminuem e os strass estão cheios.” Ele prosseguiu, descrevendo sua trajetória: “Dos corredores do Congresso ao caos dos noticiários a cabo, que viagem! Foi confusa? Sempre. Glamourosa? Ocasionalmente. Honestamente? Eu tentei… quase todos os dias. Aos meus apoiadores: vocês fizeram valer a pena este cabaré político selvagem. Aos meus críticos: obrigado pela imprensa livre.”
O ex-congressista de Nova York deve iniciar, nesta sexta-feira, o cumprimento de uma sentença de 87 meses, o equivalente a pouco mais de sete anos de prisão. Em 2024, Santos havia se declarado culpado das acusações de fraude eletrônica e roubo de identidade qualificado.
A pena máxima foi imposta em abril pela juíza distrital Joanna Seybert. Além da reclusão, George Santos foi condenado a pagar quase US$ 374.000 em restituição e a perder mais de US$ 205.000 em lucros obtidos com as fraudes.