Sedecti e Correios firmam protocolo para fortalecer logística e ampliar mercado de empreendedores amazonenses

O protocolo prevê uma colaboração direta entre o Governo do Amazonas e a empresa pública federal para viabilizar soluções logísticas estratégicas

Foto: Bruno Leão / Sedecti

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) firmou, nesta quinta-feira (24/07), um protocolo de intenções com os Correios com o objetivo de criar uma plataforma conjunta de logística voltada ao fortalecimento do setor produtivo amazonense, especialmente os pequenos e médios empreendedores. O documento foi assinado durante reunião realizada em Manaus com a presença do titular da Sedecti, Serafim Corrêa, e de representantes da estatal.

Serafim Corrêa explicou que com o protocolo de intenções firmado com os Correios, o Amazonas avançará na construção de um novo caminho que pode ampliar ainda mais esse alcance e fortalecer a competitividade da produção local.

“Já temos exemplos bem-sucedidos, como o da Arabu Chocolates, que consegue enviar seus produtos da bioeconomia para fora do estado. Isso mostra o potencial dos nossos empreendedores e destaca a importância de ampliar parcerias logísticas. Plataformas como Mercado Livre e Shopee, que possuem centros de distribuição em Manaus, já contribuem para agilizar entregas”, informou.

De acordo com o assessor da presidência dos Correios em Brasília, Rodolfo Amaral, o protocolo prevê uma colaboração direta entre o Governo do Amazonas e a empresa pública federal para viabilizar soluções logísticas estratégicas, que vão desde o Polo Industrial de Manaus até empreendedores da bioeconomia e do setor artesanal.

“Esse é um marco histórico. Estamos dizendo ao Governo do Estado: vamos sentar juntos para construir uma solução que fortaleça a economia local, com menor custo e maior rentabilidade. E com isso, integrar o setor empresarial da região aos mercados nacional e internacional”, afirmou.

O protocolo vai ao encontro do lançamento, previsto para 1º de agosto, da nova plataforma de marketplace dos Correios, intitulada Mais Correios. Segundo o assessor, o projeto terá impacto direto na economia regional, incentivando a geração de renda, emprego e a valorização de negócios sustentáveis, dando condições ao pequeno e médio empreendedor de vender seus produtos para todo o Brasil e para mais de 191 países.

Ampliação de parcerias

Em maio de 2024, a Sedecti e os Correios assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), durante o Encontro Conectando Negócios: Estratégias em Bioeconomia no Amazonas, com o objetivo de viabilizar a realização de atividades conjuntas que promovam o desenvolvimento de ações voltadas para as micro e pequenas empresas.

Rodolfo explicou que, diferente do acordo de cooperação técnica firmado anteriormente, o novo protocolo foca exclusivamente no desenvolvimento de uma cadeia logística eficiente.

“Esse acordo é voltado à logística, para levar produtos da Zona Franca de Manaus e do artesanato local ao restante do Brasil e ao exterior. E estamos ampliando isso para todo o setor empresarial. Já iniciamos diálogos com o polo relojoeiro, por exemplo, solucionando questões relacionadas à taxação, que dificultavam o envio pelos Correios”, detalhou.

Durante a reunião, foi ressaltado que os avanços na parceria permitirão também ampliar a transparência nas operações com apoio da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), além de melhorar significativamente os prazos de entrega.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui