Manaus está sendo palco, nesta semana, de um dos maiores eventos de sustentabilidade do mundo: a Virada Sustentável. Considerado o maior festival de sustentabilidade da América Latina, o evento reúne iniciativas que unem arte, educação, empreendedorismo, inclusão social e consciência ambiental. Em parceria com a concessionária Águas de Manaus, a programação inclui diversas ações voltadas para a transformação social por meio da sustentabilidade.
A abertura do evento foi realizada no Teatro Amazonas. Na ocasião, alguns líderes comunitários da cidade tiveram a oportunidade de prestigiar a apresentação do espetáculo da Amazonas Jazz Band. Muitos nunca tinham visitado o teatro.
“Agradecemos à empresa Águas de Manaus por essa oportunidade. Foi a primeira vez que entrei no Teatro Amazonas e fiquei impressionado com tanta beleza. Foi tudo maravilhoso, um grande sucesso. Temos contato com a empresa por causa das demandas da comunidade, e receber esse convite foi muito bom”, ressaltou o líder comunitário do bairro Jorge Teixeira, Albezak Conceição.
Entre os destaques da programação está a oficina de artesanato com reaproveitamento de garrafas plásticas, voltada especialmente para moradores de áreas em situação de vulnerabilidade social. A atividade foi promovida no Reusa, localizado no bairro Redenção, zona Centro-Oeste da cidade, e contou com a participação de moradoras do conjunto Orquídeas, que fica na zona Norte de Manaus.
“Quando recebemos o convite da Águas de Manaus, ficamos muito felizes, porque na nossa comunidade existem muitas mães solo que precisam dessa ajuda para ter uma renda. O que aprendi hoje vou usar para enfeitar minha casa, para vender e ainda vou repassar para as mulheres que não conseguiram vir à oficina”, destacou a dona de casa, Marta da Costa, de 66 anos.
Parceira da Virada Sustentável desde a primeira edição, a Águas de Manaus participa ativamente do evento por meio de palestras, incentivo aos moradores para participarem das oficinas e rodas de conversa sobre a importância do saneamento para o desenvolvimento sustentável da cidade.
“Quando falamos em saneamento, estamos falando de transformações de vidas. Nós buscamos fazer além do contrato. Entramos nas comunidades e, por meio das lideranças, entendemos a realidade de cada local em que atuamos. Entendemos que somos agentes de transformação social, e participar da Virada é uma das formas de inserir as pessoas em agendas que agregam valores e conhecimentos para todos”, destacou a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Simony Dias.
Parceira
A ação, que alia sustentabilidade à valorização de talentos locais, reflete o compromisso da Virada com a transformação social por meio da educação e da cultura. O projeto tem como objetivo apresentar a sustentabilidade de forma criativa, atraente e de fácil compreensão, promovendo informação de qualidade e reforçando as redes de transformação nos territórios por onde passa. Para a organização do festival, a parceria com a Águas de Manaus tem sido essencial para ampliar o alcance das atividades.
“É uma honra ter a parceria com a Águas de Manaus. Essa empresa foi a primeira patrocinadora da Virada e está com a gente há 11 anos. É com esse tipo de aliança que conseguimos transformar a vida das pessoas por meio da arte”, afirmou Paula Gabriel, coordenadora da Virada Sustentável em Manaus.
A programação do projeto ocorre até domingo (13). Nesta sexta-feira (11), será realizado o Fórum Virada Sustentável na Fundação Amazonas Sustentável, localizada no bairro Parque 10 de Novembro. No sábado (12), o evento irá promover ações comunitárias nos bairros Coroado e Monte das Oliveiras. O encerramento ocorre no domingo, no Largo São Sebastião, e contará com uma feira de artesanato, oficinas de dança e ioga, apresentação de peças teatrais, dança e shows musicais.