TRAGÉDIA NO TEXAS: inundação em acampamento deixa 70 mortos e dezenas de desaparecidos entre os 750 participantes, (veja fotos)

Autoridades realizam buscas no Acampamento Mystic, às margens do Rio Guadalupe, após uma enchente repentina que atingiu a área no domingo, 6 de julho de 2025, em Hunt, Texas. (Foto AP/Julio Cortez)

O diretor e coproprietário do Camp Mystic, Dick Eastland, localizado em Hunt, Texas, faleceu em uma inundação catastrófica enquanto se esforçava para salvar a vida de seus jovens campistas.

Dick Eastland, diretor do Acampamento Mystic, morreu ao tentar salvar os campistas durante uma enchente repentina. (Acampamento Mystic)

Dick Eastland, que adquiriu o acampamento em 1974, morreu após uma torrente de água atingir o acampamento de verão cristão, situado às margens do Rio Guadalupe, conforme noticiou a Rádio Pública do Texas. A informação foi inicialmente divulgada em uma publicação no Facebook de um sobrinho de Eastland, embora a postagem tenha sido posteriormente removida.

Conselheiros, ex-campistas e figuras políticas que conheciam Eastland o elogiaram por seus atos heroicos e sacrifício supremo para proteger os campistas.

“Dick Eastland, do Acampamento Mystic, sem dúvida deu a vida para tentar salvar seus campistas”, escreveu o deputado August Pfluger, republicano do Texas, no X (antigo Twitter). “Por décadas, ele e sua esposa Tweety dedicaram suas vidas a amar e desenvolver meninas e mulheres de caráter. Obrigado, Sr. Eastland. Nós o amamos e sentimos sua falta.” Pfluger mencionou que duas de suas filhas estavam no acampamento durante a evacuação causada pela enchente e que já se reuniram com a família.

Paige Sumner, ex-campista e amiga de Eastland, escreveu no Kerrville Daily Times que Eastland “era uma figura paterna para todos nós” durante os verões no acampamento. “Não me surpreende nem um pouco que seu último ato de bondade e sacrifício tenha sido trabalhar para salvar a vida dos campistas”, escreveu Sumner. “Ele já havia salvado tantas vidas com a fundação do Acampamento Mystic.”

Katharine Somerville, conselheira do acampamento Mystic em Cypress Lake, declarou ao “Fox News Live” no domingo que o diretor do acampamento estava entre os “homens mais altruístas do mundo inteiro”. “Ele foi uma inspiração para muitos e muitos”, disse ela. “Ele era uma figura paterna, uma força reconfortante na incerteza de tudo. Ele nos guiou em nossa fé e em nossas atividades. Ele sempre nos disse para fazermos novos amigos e compartilharmos nosso amor com todos.”

No momento da enchente catastrófica, havia 750 participantes no acampamento.

INGRAM, TEXAS – 5 DE JULHO: Uma mulher e uma criança se abraçam depois que meninas do Acampamento Waldemar, perto da confluência norte do Rio Guadalupe, se reencontram com suas famílias após fortes chuvas no centro do Texas, sábado, 5 de julho de 2025. (Jason Fochtman/Houston Chronicle via Getty Images)
(Getty Images)

Até a tarde de domingo, mais de uma dúzia de campistas tiveram suas mortes confirmadas, segundo informações das autoridades do Condado de Kerr. Um conselheiro e 11 campistas permaneciam desaparecidos.

O número de mortos no centro do Texas subiu para quase 70 no domingo. O xerife do Condado de Kerr, Larry Leitha, informou a repórteres durante uma coletiva de imprensa na manhã de domingo que, das 59 mortes confirmadas, 38 eram adultos e 21 eram crianças. As autoridades também reportaram quatro mortes no Condado de Travis, três em Burnet e uma em Kendall.

Itens estão espalhados dentro de uma cabana no Camp Mystic após uma enchente mortal no Condado de Kerr, Texas, em 5 de julho de 2025. (REUTERS/Sergio Flores)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui