Alienígenas e teóricos da conspiração apareceram com força total na semana passada, depois que um “erro” de software de modelagem meteorológica mostrou uma anomalia do tamanho do Texas subindo pela costa africana enquanto gerava ondas maiores que 25 metros de altura.
Ventusky é um aplicativo que apresenta dados meteorológicos e meteorológicos para permitir que as pessoas monitorem a evolução em qualquer lugar do mundo.
Segundo o site da empresa, o aplicativo está disponível para qualquer pessoa no mundo e tem a capacidade de ilustrar o movimento de partículas para mostrar dados do vento e muito mais.
A significant number of people still do not believe that the giant waves off Africa were just an error and prefer UFO theories 🛸👀 What can we do as a visualization platform? Add more sources! Therefore, we are incorporating another wave model from respected source, Météo-France pic.twitter.com/XEYmlrLc6A
— Ventusky (@Ventuskycom) April 13, 2024
Na semana passada, a aplicação mostrou um aglomerado de ondas atingindo mais de 25 metros de altura e abrangendo uma distância maior que o estado do Texas, subindo da Antártica e em direção à costa da África por cerca de 24 horas antes de desaparecer.
O vídeo do padrão climático gerou boatos, com pessoas alegando que se tratava de qualquer coisa, desde uma enorme criatura marinha subaquática até uma nave espacial no fundo do mar.
O usuário X @528vibes postou o vídeo que obteve mais de 748.000 visualizações, dizendo: “Uma anomalia se movendo debaixo d’água – do tamanho do Texas.”
Com um comprimento de cerca de 801 milhas e uma largura de 773 milhas a partir de seus dois pontos mais largos, o Texas, de acordo com WorldAtlas.com, tem uma área de cerca de 268.600 milhas quadradas.
O vídeo também foi compartilhado no YouTube por MrMBB333.
“Por mais bizarras que sejam algumas das filmagens que você está prestes a ver neste vídeo, é tudo real”, postou ele. “São encontros da vida real de ‘algo’ que o espectador viu, gravou e não conseguiu identificar.”
Na tarde de domingo, o vídeo já havia sido visto 80 mil vezes, com seguidores debatendo o que era a enorme mancha preta no mapa.
“Todo mundo sabe que Godzilla vem do mar”, escreveu um usuário.
Outro disse: “Ok, quem libertou o Kraken?”
Outros seguidores disseram que o assunto misterioso poderia ser o Cthulhu de HP Lovecraft, ou até mesmo ligar a bolha a uma criatura marinha gigante despertada pelo eclipse solar de 8 de abril.
Mas outros sugeriram que pode ter havido algum tipo de falha no software, já que a massa no mapa se movia sobre um importante canal de navegação e não houve relatos de grandes ondas na área por parte dos marinheiros.
Ventusky viu o burburinho que o mapa criou e rapidamente abordou a situação, desmascarando a conspiração flutuando no éter.
“Apesar dos numerosos relatos de OVNIs ou de Atlantes lançados do oceano, a imagem de ontem de ondas gigantes perto de África deveu-se a um erro de modelo”, escreveu a empresa. “Felizmente, nosso fornecedor, o Instituto Meteorológico Alemão @DWD_Presse, já resolveu o problema e a previsão é boa.”
A empresa acrescentou que o modelo coleta grandes quantidades de dados de navios e bóias em todo o oceano, e podem ocorrer problemas com bancos de dados tão grandes.
Ainda assim, pode levar algum tempo para descobrir o que causou o erro na semana passada, escreveu a empresa.
Mas, apesar das tentativas da empresa de acalmar a situação, os detetives continuaram, forçando Ventusky a tentar provar seu ponto de vista mais uma vez.
“Um número significativo de pessoas ainda não acredita que as ondas gigantes da África foram apenas um erro e prefere teorias sobre OVNIs”, escreveu Ventusky. “O que podemos fazer como plataforma de visualização? Adicionar mais fontes! Portanto, estamos incorporando outro modelo de onda de fonte respeitada, Météo-France.”
O CEO e fundador da Ventusky, David Prantl, não respondeu imediatamente às perguntas da Fox News Digital sobre o assunto.